quinta-feira, 25 de junho de 2009

Eleição Escolar 2009

Na foto acima : Professora Lauri e uma aluna do Ensino Fundamental.

Deu início as 8h do dia 23/06/2009 o processo eleitoral 2009 para escolha da direção da escola Lucy Corrêa de Araújo. A chapa Gestão Democrática composta por: Cristina Brandão(direção), Luciane Ribeiro(vice-direção), Claudete Miscoito(vice-direção) e Diones Cardoso(vice-direção), foi a única chapa inscrita para concorrer a eleição.
Leia Mais

Entrega dos Uniformes

Começou a ser distribuído nesta Segunda-feira dia 16/06/2009
Leia Mais

Regimento Eleitoral 2009

Nesta Terça feira dia, 16 de Junho de 2009, realizou-se uma reunião cuja finalidade foi a aprovação do regimento eleitoral da E.E.E.F.M "Profª Lucy Corrêa de Araújo". A reunião foi feita às 8 h com a participação de toda comunidade escolar(Direção, Corpo Técnico, Professores, Pais e responsáveis e alunos). Nesta ocasião os pais dos alunos presentes foram informados de que já poderiam apanhar o kit- escola(Mochila, agenda e uniforme) mediante a apresentação da carteira de identidade(RG).
Outrossim, informamos que o regimento eleitoral encontra-se anexo a esta folha.
Leia Mais

Fotos da Escola e Funcionários

Acesse nossa galeria de fotos clique aqui
Leia Mais

Visita à EMBRAPA!

A visita das turmas do projeto Aceleração a EMBRAPA proporcionou apredizagem aos alunos, professores e técnica presentes, onde tiveram a oportunidade de conhecer uma diversidade de ervas, madeiras e suas utilidades. E os funcionários ainda comentaram sobre o trabalho ali realizado.



Profª. Técnica pedagógica Carla Lavareda
Leia Mais

Histórico da Escola

Síntese do histórico da escola
1. Fundação:
A escola foi inaugurada no dia 13.03.1983, por volta de 11:30-12:00h, com a presença de autoridades importantes, alguns funcionários que iriam compor o quadro de funcionários da escola e pessoas da comunidade.Recebeu o nome de Escola Estadual de 1º grau Profª. Lucy Corrêa de Araújo, em homenagem a grande Profª de Francês que trabalhou no C.E.P. e também ocupou uma das cadeiras da academia de letras, esta informação nos foi fornecida pela Profª Ruth Costa no ato da inauguração e até hoje é a única que temos a seu respeito.As autoridades que estavam presentes eram: o Sr. Governador do Estado Tenente Coronél Alacid da Silva Nunes, o Presidente da Cohab- Dr. Nelson Thomaz, o Diretor de obras de saneamento e a Profª Ruth Costa, a qual respondia pela Secretaria de Estado de Educação interinamente pois o secretário era o Prof. Dr. Dionízio João Hage.Os funcionários presentes eram: Maria das Graças Silva, que seria a diretora; Maria Damasceno do Carmo, Vice-diretora; Rosa Maria Lourenço, secretária; Profª Edilena Lourdes Barros da Silva e Profª Maria José Dias que iriam trabalhar na secretaria como Agente Administrativo.De 1983 a 1995, a escola funcionou apenas com o Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série e Educação Especial, em quatro turnos: manhã, intermediário, tarde e noite.De 1996 a 2206 houveram várias mudanças na instituição. Em 1996 as séries de 1ª a 4ª noturnas, em 1997 foi extinto o turno intermediário e implantado o EJA de 1ª a 4ª etapa, nos turnos da tarde e noite, em 1998 foi implantado o curso de Educação Infantil matutino e vespertino o qual durou até o ano de 2000; em 2001, por exigência do governo, este curso foi extinto, sendo implantado o Ensino Médio, ocorrendo a mudança do nome da instituição para Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª Lucy Corrêa de Araújo.Com a implantação do Ensino Médio, várias turmas foram extintas; em 2002, 1ª e 2ª etapas do EJA nos turnos tarde e noite; em 2003 a 1ª série do Ensino Fundamental, matutino e vespertino. Em 2004 a 2ª série do Ensino Fundamental dos turnos manhã e tarde e em 2005, 3ª e 4ª séries nos turnos Manhã e Tarde. Todas as séries extintas foram substituídas pelo Ensino Médio.A partir de 2006 até a presente data, a escola funciona com o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries, Educação Especial e o Projeto Aceleração da Aprendizagem nos turnos manhã e tarde, o Ensino Médio nos turnos tarde e noite e o EJA 3ª e 4ª etapas no turno da noite.
2. Administração:
1983-1987: Maria das Graças Silva Garcia;1987-1988: Maria Helena de Souza Baia;1988-1989: Raimunda Suely das Graças Damasceno do Carmo;1989-1991: Edilena Lourdes Barros da Silva;Junho a Setembro/1991: Maria das Graças Costa;1991-1993: Sueli do Socorro do Rosário Belo;Maio a Agosto/93: Maria José Araújo Costa;1993-1995: Vera Lúcia Silva Cunha;1995-2003: Fátima do Socorro Rodrigues Almeida;2003-2007: Marluce do Socorro Souza Martins;2007 até hoje: Maria Cristina Serra Lopes Brandão. 3. Localização:Está localizada no município de Ananindeua, no Bairro Coqueiro, Conjunto Cidade Nova VI, Rua SN 23, SN.CEP: 67.133. 320
4. Localização e estrutura física:O bairro é de grande porte bem localizado, pois contém em grande número de praças, escolas das redes privada, municipal e estadual; na área da saúde a comunidade local é atendida por hospitais, clínicas, laboratórios, unidade de urgência e emergência, e pontos estratégico. A maioria das ruas são asfaltadas, as moradias de um modo geral, compostas por casas, condomínios residenciais ( prédios e casas). O Coqueiro conta também com um centro comercial com supermercado, magazines e lojas de pequeno, médio e grande porte, isto é, bem diversificada.
5. Situação sócio-econômica e cultural:A comunidade do bairro do Coqueiro é bem diversificada quanto a condição sócio-econômica que abrange a classe menos favorecida e a classe média e a mais favorecida sendo a primeira, a maioria dos moradores.Quanto à educação a quantidade de escolas é suficiente para atender a população local e ainda atende a outros bairros das proximidades, contendo educação infantil, ensino fundamental ensino médio e ensino superior.A comunidade é atendida, com relação à saúde, contando com diversas especialidades (exames, internação, consultas).As áreas de cultura, esportes e lazer o bairro do Coqueiro é estruturado através de quadras esportivas, centros comunitários, praças e algumas escolas também abrem suas portas para atender essas necessidades. À comunidade são promovidos eventos culturais e esportivos.
Leia Mais

Vamos avançar!

Desde a revolução indústrial, podemos perceber que houve alterações significativas para o mundo globalizado. Na sala de aula podemos fazer com que estes paradigmas seja evidentes. A internet é um instrumento de atração que tem atraído bastante os alunos. Aliás, tem sido mas atrativo que a própria sala de aula.
A escola não deve abdicar desse modelo de aprendizagem, tendo como meta a comunicação, a interatividade, a leitura e principalmente o aprendizado. Nossas escolas tem que deixar de ser instrumento de repúdio para ser um instrumento de atração. Um estudo realizado pela Universidade de Buenos Aires, na Argentina, monstrou que os estudantes procuram informações na rede mundial de computadores (Internet), no entanto o uso de computadores na escola ainda não está tão disseminado em nosso país.
Os professores tem buscado se aperfeiçoar para inserção desse processo educativo, mas a maioria não tem habilidades com esta ferramenta e os que usam não acessam (uma pesquisa divuldada no mês passado).
Leia Mais

Visão

Promover um ensino de qualidade, que valorize as trocas de experiências, possibilitando uma formação transformadora baseada em uma prática reflexiva.
Leia Mais

Missão

Formar cidadãos críticos, participativos, formadores de opiniões, ativos em sua própria história.
Leia Mais

Bem vindos Alunos!

A E.E.E.F.M "'Profª Lucy Corrêa de Araújo" é um espaço privilegiado de aprendizagem e formação acadêmica que contempla crianças, adolescente, jovens e adultos, contribuindo para uma formação de qualidade, priorizando o diálogo, o respeito e a interação entre os membros da comunidade escolar.
Leia Mais